22/08/2023
Brasil Cotidiano Educação

Inep divulga resultado da prova de proficiência em português

O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior desde 1998, quando foi aplicado pela primeira vez. E é direcionado a estrangeiros

enade-2017-inep-cursos-provas-datas-e-muito-mais

Inep divulga resultado da prova de proficiência em português (Foto: Arquivo)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) em 2019. A prova foi entre os dias 16 e 19 de outubro. Conforme a Agência Brasil, a portaria com respectivo nível de proficiência obtido pelos candidatos foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta (13). A lista pode também ser consultada no portal do Inep na internet.

O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o exame é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
O primeiro teste foi em 1998.As provas são feitas em postos localizados em instituições de educação superior, representações diplomáticas e missões consulares. Além disso, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. De acordo com o Inep, o Celpe-Bras baseia-se na ideia de proficiência como uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo.
“O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.