22/08/2023



Segurança

Infrações cometidas por jovens aumentaram 7% em 2012, informa pesquisa do MP

Balanço das atividades do Ministério Público no ano de 2012 mostra que as representações dos ministérios públicos estaduais envolvendo infrações cometidas por jovens tiveram aumento de 7% em relação ao ano anterior. O número passou de 96 mil casos em 2011 para 102,7 mil em 2012. Os dados estão na publicação Ministério Público – Um Retrato, divulgada hoje (20) e que traz dados sobre os ministérios públicos dos Estados, o Federal e o do Distrito Federal e Territórios.

Na avaliação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o dado precisa ser analisado em detalhes para que se entenda as causas do aumento e sejam traçadas ações para reduzi-lo. “Isso é um dos números preocupantes, mas que precisa ser analisado com maior profundidade. Pode ser que estejamos diante desse aumento da criminalidade, sobretudo em relação a crimes mais graves. É preciso estudar isso mais adequadamente até para que possamos detectar as causas e trabalhar para combater esse número, que é extremamente preocupante”, disse.

Os dados mostram que, em 2012, o Ministério Público atuou em 1,4 milhões de processos criminais e 6,1 milhões de processos cíveis. A publicação é do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e traz também dados sobre a composição do Ministério público e a estrutura física e administrativa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo