O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou recentemente a construção de uma ciclovia e recuperação do pavimento asfáltico da PR-540, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A obra é uma demanda antiga, principalmente, da comunidade do entorno. A viabilização da obra foi feita através de articulação da então deputada estadual Cristina Silvestri, agora, pré-candidata a deputada federal.
São 22,7 quilômetros de asfalto, com trechos que necessitam de substituição total do material, ligando as cinco colônias agrícolas dos Suábios do Danúbio até a PR-170. É um local de tráfego pesado e intenso de caminhões e de automóveis utilitários.
A ciclovia vai atender, principalmente, funcionários que trabalham no complexo industrial e outras unidades da Cooperativa Agrária, incluindo a Agromalte, uma das maiores fábricas de malte cervejeiro do mundo, e também aos praticantes de ciclismo, esporte bastante difundido na região.
Leia também: DER-PR realizará melhorias em terceiras faixas da PR-170, em Guarapuava
Cristina Silvestri disse que a obra é uma antiga reivindicação das lideranças locais, em especial dos vereadores Celso e Vardinho, que são de Entre Rios e que levaram a solicitação até ela.
“Trabalhamos muito, em parceria, para obtermos mais esta conquista”, ressaltou Cristina Silvestri, relembrando que a obra atenderá uma das principais regiões de produção agroindustrial.
As obras na rodovia trarão, também, mais segurança para a população. No dia 9 deste mês, um acidente falta foi registrado na PR-540, onde faleceu Rose Maria da Rosa, de 49 anos. Ela foi vítima de um acidente de trânsito, após o carro em que estava capotar na pista.