22/08/2023
Cotidiano

Iniciativa simples leva comunidade ao Parque do Lago nas tardes de domingo

imagem-77514

Por Cristina Esteche/ Fotos: Lizi Dalenogari

Uma iniciativa simples e que está mudando o comportamento de quem vive em Guarapuava. Os domingos no Parque do Lago, no centro da cidade, estão sendo transformados em encontro de crianças, jovens, adultos e idosos. São pessoas que se encontram para desfrutar de tardes agradáveis motivadas por iniciativas do jornalista Mauro Xavier Biazi com o projeto PIU (Projeto de Intervenções Urbanas) com suas Tardes Musicais, onde há espaço para quem deseja soltar a voz; Cerejeiras em Festa e agora o Piquenique Premiado, realizado nesse domingo (24).

“Foi uma grande ideia. Reúne amigos, famílias, pessoas de todas as idades”, disse a jovem Érica Cristina Rossatto, vencedora da melhor receita salgada”. Érica possui um blog de receitas e escolheu um calzone para concorrer.

“Não tem como não aderir a essa ideias do Maurinho. São coisas tão simples, mas que nos motivam a ocupar este lugar tão lindo”, disse Maria Cecília Jacubowski.

Valentina Gomes, filha do casal Jauri e Mônica Cordova, se preocupou em escolher uma receita doce e optou por um bolo de laranja. Ficou em terceiro lugar. Roseli Menarim Rocha caprichou no “canudinho de salpicão”  e ficou em segundo lugar. O vencedor da receita doce foi Fabio Batista Lara com o seu “creme brulee”.

A escolha foi feita pelos chefs Kris Borba, Guilherme Zanona, Kaellen da Rosa, Marina Boese.

Mas os principais ingredientes do Parque do Lago, além da beleza do local, é a diversidade cultural que toma conta do espaço. É possível aprender ou comprar o “filtro dos sonhos”, com um grupo de jovens que fazem o artesanato na hora; ouvir a música alternativa de jovens que circulam com violões nas costas e que encontram na sombra das cerejeiras um espaço para tocar.

Para quem gosta de esportes as quadras de areia de basquete, futebol, vôlei estão à espera de jogadores que se revezam a cada partida; na pista de skate os adeptos da modalidade fazem acrobacias radicais.

E quem gosta de uma boa conversa regada ao tradicional chimarrão, basta estender a toalha, chamar amigos e desfrutar também de um repertório primoroso escolhido pelo Maurinho, que circula livremente entre as pessoas, sob o olhar fotográfico da Terezinha, sua esposa, e sua câmara digital.

“O projeto é um sucesso”, comemora o jornalista. “Já estamos pensando no próximo”, anuncia.

OS PREMIADOS

SALGADOS: 
1° lugar: Calzone: Érica Cristina Rossatto
2° lugar: Canudinho de salpicão : Rose Rocha 
3° ludar: Sandwich vegetariano : Rosana Menarim Slompo
4° lugar: Torta salgada : Fernanda Fagundes
5° lugar: Sandwivh natural : Aline Iglecias Garcia 

DOCES:
1° lugar: Creme Brulee : Fabio Batista Lara 
2° lugar: Paçoca de amendorim : Marilda de Fátima Castilho 
3° lugar: Bolo de laranja : Valentina Cordova
4° lugar: Brigadeiro de ninho com Nutella :Jannicke Fagundes
5°lugar: Banoffe : Clarissa Domingos

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.