O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça (26), um aviso laranja de tempestade em várias Regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. De acordo com o Inmet, o grau de severidade é de Perigo.
Assim, desde o meio-dia desta terça até meia-noite, existe risco potencial de tempestade em diversas áreas. Estão previstas chuvas com volume entre 30 e 60 mm/hora ou 50 e 100 mm/dia. Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve ocorrer queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
PARANÁ
No Paraná, a tempestade pode atingir as seguintes Regiões: Central, norte, oeste, sudoeste e sul do Estado. Conforme o Inmet, 130 municípios no Paraná podem ser afetados. Na Região são 20 municípios na rota da tempestade. Entre eles, Guarapuava, Bituruna, Candói, Cantagalo, Chopinzinho, Coronel Vivida, Cruz Machado.
Também podem ser atingidos: Foz Do Jordão, General Carneiro, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Mangueirinha, Marquinho, Nova Laranjeiras. E ainda: Pato Branco, Pinhão, Quedas do Iguaçu, Reserva Do Iguaçu, Tio Bonito do Iguaçu e Virmond.
CUIDADOS
Por fim, o instituto informa que em caso de tempestade, os moradores tomem alguns cuidados. Assim, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores. Há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, quando possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) e para o Corpo de Bombeiros (193).
Leia outras notícias no Portal RSN.