22/08/2023


Agronegócio Cotidiano Em Alta Guarapuava

InovaçãoAgro 2024 começa hoje (27) em Guarapuava

O InovaçãoAgro 2024 trará em dois dias, as principais tendências de inovação no agronegócio local e nacional

Tecnologia no campo (Foto: Reprodução/Pixabay)

Nesta terça (27) e quarta (28) o Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, sedia a segunda edição do InovaçãoAgro 2024. A iniciativa é focada em trazer aos produtores rurais, profissionais da agropecuária, estudantes e ao público em geral, as principais tendências de inovação no agronegócio local e nacional. O evento promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava e parceiros, traz nos dois dias uma vasta programação.

Conforme as informações haverá palestras, cursos, seminário, talk show, além de oficinas e o Ideathon, um programa do Sistema Faep/Senar/PR e do Sebrae que já nasceu de olho nas novas gerações e nas tecnologias para enfrentar desafios novos do segmento rural. Os palestrantes convidados abordarão temas como impacto das tecnologias no agro.

Além disso, vão debater tendências e inovações no setor, tecnologias específicas para a agroindústria, inteligência artificial e visão computacional na agricultura e na pecuária. Também serão abordados temas como criação de valor e o poder das marcas com propósito, novos empreendedores na economia rural, a transformação do agro pelas novas gerações e o poder das mídias sociais que geram engajamento no agro.

SEMINÁRIO

Já o seminário, apresentará a inovação em erva-mate, enquanto o talk show colocará em primeiro plano insights para a agricultura do futuro. Uma das duas oficinas, do Senac, tratará do preparo de tortas doces e salgadas. Outra, do IDR-PR, da produção com aproveitamento do soro de queijo. A instituição promoveu na manhã desta terça (27), uma oficina de enxertia de araucária e o mercado de pinhão no centro de pesquisa em Guarapuava.

À frente de cada uma das etapas, o InovaçãoAgro 2024 contará com profissionais, empresas e instituições relevantes para o campo. Entre elas ANC Agricultura, Cocriagro, Livix, Biotecnologia Agricultura Digital, Embrapa, Puro Agro, Agrária. E ainda, Grupo W3 Agro, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Senac, Palma Flex, Horst Podcast os Agronautas e Paulinho Santo Fole.

DIA 28 DE AGOSTO

Nesta quarta (28), uma das atividades, o Ideathon, começará às 7h30, se estendendo durante 10h até 19h30. Os participantes se dedicarão a analisar desafios reais enfrentados pelos produtores rurais paranaenses. Trabalhando em equipes, eles devem desenvolver soluções inovadoras e criativas. O objetivo é finalizar com a apresentação de um site (landing page) que ofereça respostas práticas e viáveis para essas questões identificadas.

Mas além de tudo isso, o evento traz informação e abre espaço para o público ampliar conhecimentos, sintonizar-se nas novas tendências do agro, repensar formas de produção, fazer networking e visitar os estandes das empresas presentes. Os organizadores lembram que as inscrições continuam abertas e que é possível obter certificado de participação. Para isso, é necessário inscrever-se no site do evento (inovacaoagro.com.br). A inscrição é gratuita.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o evento é interessante para produtores e profissionais do agro e para o público em geral. “Além da programação técnica intensa e diversificada, teremos uma feira de produtos regionais, um centro gastronômico, startups do agro, oficinas de culinária, demonstração de drones e máquinas. Ou seja, o InovaçãoAgro é um evento para todos os públicos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo