As inscrições para a edição do 2º semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram prorrogadas até esta terça feira (24). Neste momento, são oferecidas 155 mil vagas, sendo 50 mil delas com juro zero. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até a manhã dessa segunda feira (23) já haviam sido concluídas 170.190 inscrições.
Para se inscrever, é preciso acessar o site do Fies. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.
De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), para poder concorrer pela modalidade de financiamento do Fies, é preciso que o estudante possua uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Nesses casos, o pagamento será feito com juros zero.
Já na segunda modalidade do programa, o P-Fies, a renda familiar mensal bruta per capita exigida é de três a cinco salários mínimos. No P-Fies, o agente financeiro operador de crédito é o banco, sendo ele quem determinará as condições do financiamento.
O resultado da seleção será publicado no dia 30 de julho, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados na modalidade que exige comprovação de renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos deverão complementar as informações da inscrição, na página do Fies, no período de 30 de julho a 3 de agosto e, posteriormente, efetivar a contratação do financiamento.