22/08/2023
Educação

Inscrições do Prouni 2022/2 estão abertas de hoje (1º) até quinta (4)

O Prouni atende os estudantes que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada utilizando bolsa

A.CF_.34.RES_.EDUCACAO.Consulta-de-vagas-para-o-Prouni-ja-esta-disponivel-na-internet-Divulgacao-2

O Prouni atende estudantes que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada com bolsa (Foto: Reprodução/Pixabay)

As inscrições para a segunda edição de 2022 do Prouni (Programa Universidade para Todos) ocorrem a partir de hoje (1º) até 4 de agosto. Os interessados podem se inscrever por meio do portal Acesso Único do MEC (Ministério da Educação).

O programa é voltado a estudantes que fizeram as últimas duas edições do Enem e que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada com bolsa. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade).

Contudo, a partir desta edição, candidatos oriundos de escolas particulares e que não foram bolsistas também poderão participar do programa. Mas além de terem obtido pelo menos 450 pontos no Enem e nota maior que zero na redação, os candidatos precisam estar dentro de alguns requisitos exigidos pelo programa.

Assim sendo, para as bolas integrais o estudante precisa possuir até 1,5 salário mínimo de renda familiar por pessoa. No entanto, para as bolsas parciais, o estudante não pode ultrapassar uma renda de até três salários mínimos para cada integrante da família.

Por fim, criado em 2004, o Prouni do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de Ensino Superior a partir do Enem. O programa oferece bolsas duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.