O prazo para se inscrever no concurso público da Receita Estadual do Paraná termina nesta quinta (20), às 16h. O certame oferece 50 vagas para o cargo de Auditor Fiscal, além de cadastro de reserva. O salário inicial é de R$ 16.953,96. As inscrições ocorrem exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso.
Além do prazo de inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao pagamento da taxa de R$ 160, que deve ser quitada até sexta-feira (21), primeiro dia útil após o fim do período de inscrições.
De acordo com um balanço parcial da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), mais de 20 mil candidatos já se inscreveram até esta terça-feira (18). No entanto, a FGV ainda precisa homologar o número.
ETAPAS DO CONCURSO
O processo seletivo divide-se em quatro fases. As duas primeiras são provas objetivas classificatórias, que testarão conhecimentos em Língua Portuguesa, raciocínio lógico-matemático, Direito Constitucional, Tributário e Administrativo, além de temas específicos como Economia, Finanças Públicas e Contabilidade.
Conforme o edital, as provas estão marcadas para o dia 18 de maio e ocorrem em Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.
A terceira etapa será a avaliação de títulos, que prioriza formações acadêmicas em áreas como Administração, Contabilidade, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharias, Matemática, Física e Estatística.
A última fase é a avaliação médica, de caráter eliminatório.
ATRIBUIÇÕES DO CARGO
O auditor fiscal é responsável pela arrecadação e fiscalização de tributos estaduais. Assim, a atuação garante que empresas e cidadãos cumpram suas obrigações fiscais, assegurando recursos para investimentos públicos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Leia outras notícias no Portal RSN.