22/08/2023



Brasil Cotidiano

Inscrições para concurso do Censo 2022 segue até 21 de janeiro

As inscrições do concurso para recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022, que encerrariam em dezembro, foram prorrogadas

Censo_IBGE_2010_Felipe_Gesteira-1024x687

Por isso, as provas, que ocorreriam em 27 de março, ocorrem agora em 10 de abril de 2022 (Foto: Reprodução/IBGE)

Os interessados em participar do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022 têm uma nova oportunidade para se inscrever. Isso porque houve adiamento do prazo que encerraria em dezembro e passou para 21 de janeiro de 2022.

São 206.891 vagas temporárias para todo o país. Para se inscrever, é preciso acessar o site da organizadora do concurso. Por isso, as provas, que ocorreriam em 27 de março, ocorrem agora em 10 de abril de 2022.

De acordo com Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a decisão de prorrogar o prazo se deu pelo processo ter iniciado em período de férias e festas de fim de ano, quando a população costuma viajar.

“Os alunos das universidades são parte do público que se interessa pelo trabalho de recenseador, e eles estão de férias neste momento. Além disso, muita gente está empregada com contratos temporários que expiram agora no final de dezembro, e vai começar a buscar novas oportunidades.”

Estão sendo oferecidas 183.021 vagas para recenseadores, com remuneração variável e horário de trabalho flexível. Além de 18.420 para agente censitário supervisor, com salário de R$ 1.700. Bem como 5.450 para agente censitário municipal, com salário de R$ 2.100. Por fim agentes censitários têm carga de trabalho de 40 horas semanais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo