Inscrições para Mestrado e Doutorado podem ser feitas até 24 de janeiro

A homologação das inscrições e a convocação para o processo de seleção serão divulgadas até o dia 5 de fevereiro. A prova escrita será no dia 10

As inscrições para o mestrado e o doutorado seguem até o dia 24 de janeiro (Foto: Ascom/Unicentro)

Os interessados em fazer mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF) da Unicentro, podem se inscrever até o dia 24 de janeiro. De acordo com a  assessoria de comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), as inscrições estão abertas para a seleção das turmas 2020, na área de Manejo Sustentável de Recursos Florestais.

Assim, a formação é voltada para profissionais tanto da Engenharia Florestal, quanto de áreas afins do conhecimento. O coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes, destaca algumas vantagens que as titulações acadêmicas proporcionam para a carreira nesta área.

Na graduação, ainda é um profissional mais eclético que tem uma visão do todo. Mas hoje, muitas empresas, muitos segmentos florestais têm buscado profissionais com maior grau de especialização. E eu acho que esse profissional, a chance dele ser valorizado mais, vai ter. Assim, o mestrado vai permitir que ele amadureça como profissional, que ele se especialize mais numa determinada área que ele tenha afinidade e isso vai propiciar que, quando ele entrar em uma empresa, um órgão de governo, enfim, eu acredito que ele vai ser mais valorizado e vai conseguir desenvolver melhor o seu trabalho. Muitas empresas têm buscado doutores para desenvolver pesquisas dentro da empresa, mas quando se vai para o doutorado, a gente observa que essas pessoas vão mais para a academia.

Ainda de acordo com a assessoria, as inscrições ficam abertas até o dia 24 de janeiro e devem ser feitas através do site do Programa. Após o cadastramento on-line, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição e anexar o comprovante junto com a documentação exigida, e entregar tudo na Secretaria do Programa, localizada no Campus Irati, ou enviar pelos Correios.

Além disso, a relação de documentos para a inscrição pode ser encontrada no site do PPGF. Na inscrição, o candidato deverá indicar as áreas de atuação de interesse em que pretende desenvolver o seu trabalho de pesquisa: Ergonomia, Mecanização e Colheita Florestal, Manejo de Florestas Nativas e Plantadas. E ainda Melhoramento Florestal, Otimização Florestal, Patologia Florestal. Além de Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais, Silvicultura Urbana, Tecnologia. E por fim, Utilização de Produtos Florestais.

SELEÇÃO

O coordenador do programa explica como funciona o processo de seleção para os cursos da Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro, que ocorre em uma etapa única. “Essa etapa única é composta de uma prova escrita de conhecimentos genéricos da área florestal. Além disso, é avaliado o Currículo Lattes desses profissionais com os respectivos documentos comprobatórios. E ainda uma entrevista pessoal que se faz pra poder entender um pouquinho do perfil do candidato, as propostas de pesquisa que ele quer fazer. Enfim, uma conversa pra conhecer o candidato. E, por fim, o quarto item é a proposta de pesquisa”.

A homologação das inscrições e convocação para o processo de seleção será divulgado até o dia 5 de fevereiro. A prova escrita será no dia 10 de fevereiro, das 8h30 até o 12h, no auditório do PDE no campus Irati. O resultado final do processo seletivo será divulgado pelo PPGF, por meio de edital a ser publicado no site do Programa até o dia 6 de março. A matrícula dos candidatos aprovados será no período de 11 e 12 de março. Por fim, as aulas começam no dia 16 de março.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PROGRAME-SE

'Trenzinho de Luz' oferece passeio gratuito pela 'Cidade dos Lagos'

MORADIA

Famílias recebem casa própria em Santa Maria do Oeste

CANDÓI

Manifestação pede que lei contra maus tratos de animais seja cumprida

Comentários