Termina nesta quinta (15) o prazo de inscrições para o Alfabetiza Paraná. O programa foi criado a fim de oferecer aulas gratuitas de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos em todo o estado. Os interessados podem se inscrever pelo site do programa ou diretamente em uma escola estadual do município. As aulas começam no dia 19 de maio e seguem até dezembro, totalizando 300 horas presenciais.
O programa pretende oferecer aulas para até 17 mil estudantes, distribuídos em 1.200 turmas presenciais em 396 municípios paranaenses. Além disso, os participantes receberão gratuitamente um kit de material escolar, caderno de atividades e lanche durante os encontros. O investimento total no programa é de R$ 17 milhões, com recursos remanescentes do Programa Brasil Alfabetizado, repassados pelo governo federal.
A Secretaria de Educação do Paraná é responsável pela gestão do projeto e pelo pagamento das bolsas aos professores alfabetizadores, selecionados por chamamento público. Cada professor poderá atuar em até duas turmas e receberá R$ 1.200 por turma, mensalmente. Além disso, também serão responsáveis pela organização das aulas, aplicação de testes cognitivos de entrada e saída, além do acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.
Leia outras notícias no Portal RSN.