22/08/2023
Brasil Educação

Inscrições para o Enem 2022 iniciam nesta terça (10)

Elas seguem até o dia 21. Já as provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro. Nesta edição o pagamento de R$ 85 pode ser feito por Pix

prova do enem

prova do enem

prova do enem

A participação no Enem vai ocorrer apenas após a confirmação do pagamento da taxa (Foto: EBC/Creative commons)

As inscrições para o Enem 2022 começaram nesta terça (10) e seguem até o dia 21. Já as provas serão feitas nos dias 13 e 20 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, pelo horário de Brasília, assim como o fechamento às 13h.

De acordo com a Agência Brasil, nesta edição os interessados em participar do exame podem fazer o pagamento da taxa de inscrição por meio de Pix ou cartão de crédito, com taxa de R$ 85 até 27 de maio. A participação no exame vai ocorrer apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

No entanto quem preferir, pode gerar boleto na Página do Participante. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios. Já os que conseguirem a isenção da taxa devem se inscrever na Página do Participante, mas não precisam fazer o pagamento para confirmar a participação.

PROVAS

Conforme o Ministério da Educação o exame vai ter quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, tem provas de linguagens, códigos e redação, além de ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação vai ter cinco horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, vão ser aplicadas as provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração com os mesmos procedimentos do dia anterior.

Por fim, os gabaritos das provas objetivas vão ser divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.