22/08/2023
Educação Paraná

Inscrições para o programa ‘Ganhando o Mundo’ já começaram

O programa vai selecionar 100 estudantes da rede estadual para um intercâmbio de 6 meses na Nova Zelândia. As inscrições vão até 11 de maio

airport-2373727_1280

Para participar do programa, o aluno deve estar matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual (Foto: Reprodução/Pixabay)

A segunda edição do programa ‘Ganhando o Mundo’ selecionará 100 estudantes da rede estadual para um intercâmbio de seis meses na Nova Zelândia. Desse modo, as inscrições que iniciaram nessa segunda (2), seguem até 11 de maio e devem ser feitas por meio da Área do Aluno.

Para participar do processo seletivo, o aluno deve estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual. Além disso os candidatos devem ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual.

Outro ponto importante é que o aluno deve ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil, em novembro. A frequência na escola precisa ser igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e as médias anuais do 9º ano, em 2021, devem ser iguais ou superiores a sete em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

OPORTUNIDADE

Conforme a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), o programa tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior. Desse modo, ao mudarem de país os adolescentes ficam hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos.

Retornando ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, quem tem a oportunidade de fazer intercâmbio serve como referência para outros jovens “que vão buscar as melhores notas para ter uma oportunidade igual no futuro. E com isso o aprendizado avança em todo o Paraná”.

ESTUDANTES PARANAENSES NO EXTERIOR

Conforme o Governo do Estado, atualmente há 100 estudantes da rede estadual no Canadá. Eles chegaram ao país em março e devem concluir o semestre de estudos nas escolas canadenses e retornar ao Brasil no fim de junho.

PROCESSO SELETIVO

A primeira etapa de seleção consiste na análise dos requisitos obrigatórios para a participação já citados. Contudo aqueles que não cumprirem os requisitos terão a candidatura desclassificada. Na segunda etapa, será feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes.

Em cada um dos 399 municípios paranaenses, será selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021. Dessa forma, 399 estudantes, um de cada município, passam para a terceira e última etapa do processo seletivo. Por fim, na etapa final, os 100 primeiros colocados, ou seja, aqueles com as maiores notas dentre os 399 candidatos serão selecionados.

Desse modo, para acompanhar as classificações provisória e final, a Seed disponibilizará as informações no site da Secretária. No entanto a Seed não fará contato individual com os candidatos para avisar os resultados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.