22/08/2023
Cotidiano Mundo Tecnologia

Instabilidade na Cloudflare derruba sites e serviços ao redor do mundo

Sites como ChatGPT, Canva e o X (antigo Twitter) apresentam falhas. Empresa diz que correções já foram aplicadas, mas instabilidade persiste

Site que mostra fusos horários está fora do ar (Foto: RSN)

Usuários de internet em diversas partes do mundo relataram dificuldades para acessar sites e aplicativos na manhã desta terça (18). O problema foi causado por uma falha na Cloudflare, uma das maiores empresas de infraestrutura web e segurança do mundo, utilizada por milhões de sites para proteção e performance.

A instabilidade começou a ser notada por volta das 8h48 (horário de Brasília), quando a empresa emitiu um alerta de “degradação interna de serviço”. Como resultado, diversos sites apresentaram lentidão extrema ou mensagens de erro de conexão. No Brasil, o X (Antigo Twitter), ChatGPT e Canva apresentam falhas.

De acordo com a empresa, o problema impactou serviços críticos como o Cloudflare Access e o WARP (serviço de VPN da empresa). As equipes de engenharia da Cloudflare identificaram a causa raiz do problema por volta das 10h09. Às 10h13, a empresa informou que implementou mudanças que permitiram a recuperação de parte dos serviços, fazendo com que as taxas de erro retornassem aos níveis normais pré-incidente para usuários do Access e WARP.

No entanto, a restauração completa ainda está em andamento. Na atualização mais recente, feita às 10h58, a empresa comunicou que continua trabalhando para restabelecer totalmente os “serviços de aplicação”, o que significa que alguns sites podem continuar apresentando intermitência.

Cronologia

8h17: Primeiros relatos de problemas no portal de suporte da empresa.
8h48: Cloudflare confirma a degradação interna de serviços.
9h21: Alguns serviços começam a mostrar sinais de recuperação, mas com taxas de erro ainda altas.
10h09: Empresa informa que identificou o problema e iniciou a correção.
10h13: Serviços como Access e WARP recuperados.
10h58: Equipes continuam trabalhando na restauração total dos serviços de aplicações web.

Até o fechamento desta reportagem, a Cloudflare não divulgou detalhes técnicos sobre o que ocasionou a falha interna, limitando-se a informar as etapas de correção.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.