O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), realiza em Guarapuava o curso básico de produção de vinho no dia 10 de julho na sede do Sindicato Rural de Guarapuava (R. Afonso Botelho, 58, Bairro Trianon).
Segundo o coordenador da produção da uva da Emater- Guarapuava, Nilo Patel o objetivo do treinamento é incentivar a vinicultura na região e dar continuidade ao programa de incentivo à produção de vinho iniciado, em 2007, pela Prefeitura Municipal. “A intenção é capacitar 40 produtores de uva da região para que possam agregar valor e estimular uma produção de qualidade de vinho em Guarapuava. Não se trata de um trabalho apenas da uva e do vinho, mas de aprimorar a fruticultura como um todo na região”, explica Patel.
O curso inicia às 09h00 e será ministrado pelos especialistas técnicos em produção de vinho da Emater, Rudimar Battist e Célio Potrich.
Entre os conteúdos teóricos e práticos serão abordados: conceitos gerais sobre vitivinicultura, a escolha das variedades adequadas; a limpeza e higiene da cantina e equipamentos; insumos para elaboração; realização das trafegas; conservação de vinhos em pipas cheias, e por fim engarrafamento e armazenamento.
O evento é realizado pelo Instituto Emater, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB-PR) e conta com o apoio da Unicentro e Sindicato Rural de Guarapuava.