22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Instituto Virmond chega a 100% de ocupação dos leitos gerais de UTI

A assessoria de imprensa comunicou que não consegue mais atender novos pacientes. O Hospital São Vicente também está com ocupação total

instituto-virmond-guarapuava

Instituto Virmond informa superlotação de leitos gerais de UTI (Foto: Arquivo/RSN)

O Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza) de Guarapuava não pode mais receber pacientes na ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Isso porque, o Instituto emitiu uma nota neste sábado (4), informando a superlotação dos leitos gerais de UTI. De acordo com a nota oficial divulgada, o hospital chegou a capacidade máxima na ala de UTI adulto, neonatal e pediátrica.

Conforme as informações, 11 pacientes se encontram na UTI adulto, e segundo a instituição, isso impossibilita a admissão de outros pacientes. Destes, cinco estão em uso de ventilação mecânica e os demais exigindo cuidados intensivos. E não há a possibilidade de alta no momento. Inclusive, a ala de UTI neonatal e pediátrica conta com 12 crianças no momento.

Além disso, o hospital informou que o Pronto Socorro dispõe apenas de um leito com suporte ventilatório e monitorização. No entanto, a vaga já está sendo preparada para receber um paciente encaminhado pela Central de Leitos. A assessoria do hospital também informou que o motivo da ocupação é que a Central de Leitos e a Regional de Saúde encaminham muitos pacientes, além da capacidade do instituto. As vagas são ocupadas por diversos casos, como doenças respiratórias, comorbidades e pessoas acidentadas;

Dessa forma, a diretora Rosemilda Lima Rocha também comunicou por meio da nota que o hospital está sem equipamentos. Bem como, monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos disponíveis. Assim, a nota busca notificar as autoridades responsáveis sobre a situação emergencial do hospital. Sendo eles, a Secretaria de Estado e Municipal de Saúde, Samu, 5ª Regional de Saúde e Central de Leitos.

OUTROS HOSPITAIS

Além do Hospital Santa Tereza, o Hospital São Vicente (HSV) também tem se encontrado em uma situação crítica. Em contato com o Portal RSN, a assessoria do HSV informou que até essa sexta (3), não havia vagas de UTI no hospital. De acordo com as informações, a procura também aumenta com a chegada das baixas temperaturas da estação. Assim são registrados mais casos de doenças respiratórias e pneumonias, por exemplo.

Diante disso, o Governo do Estado vai abrir mais 107 leitos de UTI no Paraná. Assim, o Hospital Regional de Guarapuava que contava com 10 leitos de UTI adulto, receberá mais 10, passando para 20 vagas. Incluindo também 20 leitos de internamento clínico geral. Em Prudentópolis, a Santa Casa terá mais 10 leitos de UTI.

No entanto, esses novos leitos só vão passar a funcionar a partir da semana que vem. Até lá, Guarapuava enfrenta uma situação emergencial com a falta de leitos gerais de UTI.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo