Os interessados em doar parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA) de Guarapuava tem até o dia 28 de dezembro para fazer sua doação.
Com objetivo de conscientizar a sociedade a destinar parte do imposto aos programas e projetos de atenção à criança e ao adolescente, o escritório regional do SESCAP-PR, em Guarapuava, promoveu um encontro com empresários, representantes de órgãos públicos e entidades parceiras.
De acordo com Eva Schran, o repasse ao Fundo evita que os recursos do IR sigam pelo moroso processo da burocracia, em Brasília, até retornar ao município. “Quem faz o repasse pode acompanhar o percurso do dinheiro aplicado em projetos no município. É uma forma de ajudar o próximo e contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, explicou.
O que é o Fundo
O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um órgão técnico que tem como função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes.Foi regulamentado pela Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) e tem como objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. A principal fonte de recursos destes Fundos são destinações do Imposto de Renda. É gerido pelos Conselhos (municipais e estaduais) dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Confira as entidades que podem receber o repasse ao FIA em Guarapuava:
1) Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios;
2) Associação Canaã de Proteção aos Menores;
3) Caritas Socialis;
4) Instituto Assistencial Dom Bosco;
5) Instituto de Ação Social João Paulo II;
6) Instituto de Ação Social Renascer;
7) Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais;
8) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;
9) Fundação de Proteção Especial a Infância e a Juventude.