22/08/2023
Cotidiano

Internautas cadastram buracos das ruas de Guarapuava

Desde o dia 24 de fevereiro, moradores de Guarapuava (PR) podem cadastrar os buracos das ruas de Guarapuava pela internet. A iniciativa partiu de um morador do Bairro Santa Cruz, Danny Jessé Nascimento, que criou um mapa virtual para indicar buracos nas ruas da cidade. Denominado Buracos Guarapuava, o mapa pode ser encontrado no Google Maps e vem recebendo atualizações constantes desde que foi criado, já ultrapassando a marca de 2,4 mil visualizações e mais de 110 buracos cadastrados.

Nascimento contou que o mapa é público e todos podem participar. “Estamos usando a internet para protestar contra o descaso com a pavimentação de nossas ruas. Qualquer pessoa pode acessar nosso mapa e cadastrar um buraco”, destacou o criador do Buracos Guarapuava, explicando ainda que o objetivo é cadastrar o máximo possível de buracos e depois enviar o link para a prefeitura tomar conhecimento do protesto.

“Este é um tipo de protesto que já foi realizado em outras cidades, como em Fortaleza (CE). Além disso, a internet é uma forte ferramenta que pode e deve ser usada colaborativamente”, afirmou, ressaltando ainda a importância da imprensa para que a manifestação ganhe força.

“Algumas ruas de Guarapuava estão um caos. Ficam tapando buracos e isso, além de provisório, torna as ruas irregulares. Um bom exemplo é a Avenida Serafim Ribas, uma das vias de acesso à cidade (sentido Pinhão-PR), que virou motivo de piada, devido ao grande número de buracos e irregularidades na pista. Os moradores tem que manifestar o descontentamento com a situação atual e o Buracos Guarapuava é um meio para isso. Chega a ser engraçado, mas não deixa de ser um protesto”, alertou Nascimento.

Não é de hoje que a qualidade da rede asfáltica de Guarapuava ganha destaque nos meios de comunicação. Em maio do ano passado, a Rede Sul de Notícias noticiou o problema em um dos bairros da cidade (leia) e, em outubro, destacou a precariedade da Avenida Serafim Ribas (leia). A Rede Paranaense de Comunicação (RPC), no início deste ano, deu destaque ao asfalto precário no Centro e também no abordou o problema no faça a notícia.

Como cadastrar um buraco

Com uma conta do Google (a mesma do orkut), acesse o link: http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=208673235890319341963.00049d115654617157140&ll=-25.375362,-51.465467&spn=0.095696,0.179729&t=h&z=13, clique em editar. Em seguida, aponte para o local do buraco, clique com o botão direito do mouse e depois em adicionar marcador (placemark). O último passo é detalhar o tamanho problema.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.