22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná Previsão do tempo

Inverno começa quarta (21) e deve trazer poucas ondas de frio ao Paraná

Em Guarapuava, apesar de a semana começar gelada, com mínima de 6ºC, a temperatura deve subir a partir de quarta (21)

neblina em Guarapuava

Inverno começa quarta (21) e deve ter poucas ondas de frio no Paraná (Foto: Orlando Silva)

Depois da queda de temperatura nas últimas semanas em Guarapuava, o morador já deve ficar preocupado com o início do inverno nesta semana. A estação mais fria do ano chega na próxima quarta (21) às 11h58. Contudo, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que as temperaturas tendem a aumentar após esse dia, ao menos na próxima semana.

O dia amanheceu gelado nesta segunda (19) em Guarapuava. No início da manhã, os termômetros marcavam 6ºC e atingem os 16ºC no meio da tarde, o máximo que deve alcançar hoje. Na terça (20) a mínima se repete, mas a máxima já começa a se elevar, chegando a 18ºC.

Entretanto, como já dizia Sandy & Júnior, “a noite cai, o frio desce” e as condições seguem favoráveis para a formação de geada. Por causa da influência de um sistema de alta pressão, segundo o Simepar, “o tempo continua estável, com sol durante o dia, mas também, com temperaturas baixas no amanhecer”.

Assim como hoje e na terça, na quarta (21), o sol predomina em grande parte das Regiões paranaenses. Contudo, as temperaturas devem subir um pouco mais, marcando mínima de 9ºC e máxima de 19ºC. Neste dias as rajadas de vento podem atingir 41 km/h, deixando o dia ainda mais gelado no município.

Na quinta (22), o amanhecer fica um pouco mais agradável. A mínima é de 13ºC e a máxima de 19ºC. Porém, o vento pode atingir 55 km/h e o dia fica parcialmente nublado. Um indicativo de que o cenário muda um pouco na sexta (23). Neste dia pode chover cerca de 3,1 milímetros em Guarapuava e as rajadas de vento chegam a 51 km/h.

CLIMA DA ESTAÇÃO

Depois da estação em que as folhas caem no quintal, agora é a vez do período de geadas (Foto: Orlando Silva)

Nesta semana o outono dá lugar ao inverno e o Simepar prevê a estação com poucas ondas de frio, veranicos, nevoeiros e geadas neste ano. Isso porque, o prognóstico dos modelos climáticos indica a incidência do fenômeno El Niño de intensidade oscilando entre moderada e forte, com probabilidade superior a 90%.

Ou seja, o cenário sugere que o volume de chuva ficará dentro da média para a estação, geralmente associado à passagem de frentes frias. Já a temperatura média do ar deve ficar entre próxima e acima da normalidade. Além disso, são esperadas poucas ondas de ar frio e seco, que provocam a queda acentuada das temperaturas, formando as condições propícias a geadas.

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a influência de El Niño também favorece os veranicos – períodos de vários dias consecutivos com tempo seco e quente. “Entre os fenômenos característicos do inverno paranaense estão os nevoeiros, que ocorrem principalmente quando massas de ar permanecem estacionárias sobre a Região”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.