22/08/2023
Cotidiano Região

‘Inverno Gastronômico’ de Pitanga destaca delícias da Região

Neste fim de semana, o festival vai receber cerca de 5 mil pessoas até domingo (27) com uma programação para divulgar as agroindústrias

370273079_690132303150685_7361714329095823009_n

Neste fim de semana, o festival vai receber cerca de 5 mil pessoas até domingo (27) com uma programação para divulgar as agroindústrias (Foto: Prefeitura de Pitanga)

O Festival Inverno Gastronômico de Pitanga, que ocorre neste fim de semana, reúne as delícias da Região Central do Paraná. A 6ª edição tem a expectativa de receber aproximadamente 5 mil pessoas até amanhã (27) com uma programação para divulgar as agroindústrias no Centro de Eventos do Lago.

Sendo assim, artesãos, restaurantes e produtores estão comercializando os produtos e ampliando o potencial de mercado. O público também pode acompanhar apresentações artísticas. Entre as receitas desta edição, estão a Chuleta Pitanguense (Guarapuava), Costelinha Suína na Parrilla (Mato Rico); Borsch com mandioca frita (Turvo), Caldos Pousada São José (Manoel Ribas) e Queijos e Aconchego – Fondue (Nova Tebas).

Além disso, os visitantes podem provar a Costela Defumada ao creme de mandioquinha e crumble (Guaratuba), Costela no varal (Turvo), Virado Sete Camadas (Pitanga), Costelinha do Bruxo (Roncador), Linguiça Artesanal com mandioca (São Jerônimo da Serra), Ravioli Colonial (Guarapuava) e Filé Suíno à parmegiana contemporâneo (Londrina). Também há doces, cervejas artesanais de Guarapuava, São João do Ivaí e Ponta Grossa, sucos de Laranjeiras do Sul, vinhos de Marialva, café de Ivaiporã, artesanatos e flores.

A proprietária de um restaurante em Guarapuava, Tayná Cristina Nogueira Meneguel, está no ramo há mais de 10 anos e já participou de outros festivais gastronômicos. Conforme a proprietária, ela teve o cuidado em elaborar um prato exclusivo para o festival, em homenagem a Pitanga, a Chuleta Pitanguense.

O benefício é trazer para o nosso público os alimentos tradicionais da Região. Trouxemos também a erva-mate no pesto com o pinhão, para valorizar os produtos regionais.

O 6º Inverno Gastronômico teve a organização do IDR-Paraná, Seab, Prefeitura de Pitanga e a Instância de Governança de Turismo da região central Entre Matas, Morros e Rios. Além disso, contou com o apoio da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), a Secretaria de Estado de Turismo, consórcio CIDCENTRO, UniGuairacá, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Viaje Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.