22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Região

Investimento entre Palmeirinha e Turvo soma mais de R$ 328 milhões

Investimento está previsto no edital de licitação para duplicar a PRC-466, que já encontra-se aberto pelo DER

Duplicação da PR-466, entre Palmeirinha e Turvo (Foto: DER)

O edital de licitação para duplicar a PRC-466 entre o Distrito da Palmeirinha em Guarapuava e Turvo, está aberto. O lançamento ocorreu nessa quarta (24) pelo Governo do Estado. O investimento é de R$ 328.753.517,8 e prevê a duplicação de 27,02 quilômetros entre os municípios. O trecho da obra inicia no Km 220 em Turvo e segue até o Km 247,02 no Distrito da Palmeirinha.

A licitação é na modalidade Concorrência Pública. A abertura de propostas de preços encontra-se marcada para 29 de agosto, no portal de compras do governo federal, o compras.gov. Após concluída a licitação, assinado o contrato e emitida ordem de serviço, a execução da obra tem prazo de dois anos. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a obra contempla a implantação de uma nova pista de pavimento rígido com sub-base de concreto compactado a rolo e uma camada de placas de concreto.

Conforme o projeto, são duas faixas de rolamento com 3,6 metros da largura cada. Prevê também acostamentos externos de 2,5 metros, separadas da pista antiga por canteiro central. A pista já existente receberá restauração em concreto pela técnica ‘whitetopping’. Ou seja, o pavimento asfáltico antigo passa por reparos, servindo como base para uma nova camada de placas de concreto.

DIVISÃO POR BARREIRAS

Nos perímetros urbanos de Turvo e do Distrito da Palmeirinha a duplicação da PRC-466 terá divisão por barreiras de concreto ‘New Jersey’ em vez de canteiro. Conforme o projeto, conta também com vias marginais em pavimento asfáltico de sentido único em cada lado da rodovia. No município e no distrito serão implantados viadutos do tipo Diamante. Assim, os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita, com rótulas dos dois lados do viaduto, disciplinando o tráfego municipal e o acesso à rodovia.

Também está prevista uma nova ponte sobre o Rio Turvo ao lado da estrutura existente. De acordo com o DER, haverá a implantação de retornos com geometria do tipo “U” a cada seis quilômetros. A obra prevê ainda abrigos para parada de ônibus, calçadas, iluminação pública, expansão do sistema de drenagem de águas. Além de nova sinalização horizontal e vertical, e remanejamento de interferências.

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Cristina Esteche

Jornalista

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