Irati confirma primeira morte pelo vírus Influenza

A paciente de 47 anos pertencia ao grupo prioritário que poderia receber a imunização gratuitamente

(Foto: Arquivo/AEN)

A Prefeitura de Irati confirmou nesta quarta (29) o primeiro caso de óbito provocado pelo vírus da gripe. A Secretaria de Saúde já havia demonstrado preocupação por conta da baixa procura da população iratiense pela imunização.

A paciente, de 47 anos, era portadora de problemas neurológicos e, pelos critérios da campanha, poderia ter recebido gratuitamente a vacina. A morte foi no último sábado (25), e a vacina está disponível desde o dia 22 de abril.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Irati, enfermeira Denise Homiak Fernandes, declara que “é muito triste chegar a esse ponto de ter que anunciar um óbito, depois de todo o trabalho desenvolvido, o que demonstra a falta de consciência da nossa população”.

A Secretaria de Saúde afirmou que no total, foram nove coletas até o momento, sendo duas confirmadas para H1N1, uma confirmada para cepa B linhagem Victória, três confirmadas para vírus sincicial respiratório, dois casos não detectados e uma coleta aguardando resultado.

Dos três casos confirmados para Influenza, dois pacientes são de Irati e um de Inácio Martins. A idade dos pacientes acometidos foram 20, 47 e 62 anos, sendo que os primeiros eram portadores de comorbidades (duas ou mais doenças na mesma pessoa, simultaneamente) e deveriam ter tomado a vacina.

Relacionadas

CRIME AMBIENTAL

Aplicação de inseticida mata abelhas em comunidade em Turvo

COMBATENDO O TRÁFICO

Homem é preso após PM encontrar drogas escondidas no assoalho de casa

PANDEMIA

Pinhão registra duas mortes por covid-19 em menos de 24 horas

Comentários