Depois de esperar mais de 50 anos pelas obras de pavimentação da PR-364, moradores de Irati e Região tiveram o pedido atendido. O trecho que liga o município a São Mateus do Sul deve ter as obras finalizadas até novembro do ano que vem. O valor gasto com a obra é de R$ 109 milhões.
De acordo com a assessoria de imprensa o trecho é de 49 quilômetros. Além disso, a assessoria informou que as obras tiveram início em março desse ano. As ações contam com serviços de drenagem, terraplanagem, construção de bueiros e galerias e implantação de pedreiras e usinas nas proximidades de Irati.
A intervenção é importante por se tratar de uma via de escoamento da produção agrícola. A estimativa é que a pavimentação reduzirá em mais da metade o tempo para percorrer a distância entre as duas cidades. E com isso, levar mais desenvolvimento à Região.
“O local por onde a estrada passa é predominantemente agrícola. E para dar melhor escoamento à safra precisamos dessa ligação com Santa Catarina e São Paulo”, disse Jorge Derbli, prefeito de Irati.
LOGÍSTICA
O governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, explicou o andamento das obras.
“Colocamos para rodar uma obra que foi lançada muitas vezes. Agora as máquinas já estão trabalhando de verdade no trecho”. Além disso, recentemente o governador anunciou investimentos de mais de R$ 25 milhões para diversos municípios da Região. O governador vistoriou a obra, sobrevoando todo o traçado.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou que outro ponto importante é que a obra ajudará a desafogar o tráfego na PR-151. A rodovia cruza o Paraná e suporta o tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e ao Porto de Paranaguá.
“Esta obra é muito importante para a região e nós fizemos diferente. Junto com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, falamos o seguinte: vamos colocar a obra primeiro em andamento porque já foram feitos tantos e tantos anúncios para depois fazer festa”.
OBRAS
Os trabalhos de pavimentação da PR-364 começam no entroncamento com a PR-151 em São Mateus do Sul, próximo à BR-476. Além disso, vão se estender até o perímetro urbano de Irati. A maior parte do traçado existente será mantida. Somente na chegada de Irati será construído um desvio, para retirar o trânsito do bairro Riozinho.
Em Irati, uma interseção em desnível fará a ligação da PR-364 e BR-153. O local é próximo ao trecho conhecido como ‘curva da morte’. Onde há grande movimento de veículos e pedestres.
Além disso, está prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Turvo. A ponte terá 14 metros de extensão, acostamento e calçada, na área urbana de São Mateus do Sul. Será implantada ainda uma ciclofaixa, no trecho inicial da PR-364, em São Mateus do Sul, com aproximadamente 3 km de extensão.
Para que o projeto siga o novo traçado previsto, algumas áreas terão de ser desapropriadas. O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) já iniciou o processo de contato com proprietários das áreas envolvidas.