22/08/2023
Região Saúde

Irati desativa hoje (18), ‘Unidade Sentinela de Testagem da Covid-19’

Desativação da Unidade Sentinela leva em conta a queda de novos casos, a diminuição das internações e o aumento da vacinação

testes-covid-rapido-e-PCR-3-scaled

Desativação da Unidade Sentinela leva em conta a queda de novos casos, a diminuição das internações e o aumento da vacinação (Foto: Ilustrativa)

A ‘Unidade Sentinela de Testagem da Covid-19’, no Estádio Municipal, será desativada a partir de hoje (18) em Irati. De acordo com a Secretaria de Saúde e o Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 (COEF), quem sentir os sintomas, deverá procurar o Pronto Atendimento 24h da Vila São João.

Conforme a secretária de Saúde, Jussara Kublinski Hassen, a decisão leva em consideração a situação da pandemia no município. “Tomamos esta atitude em decorrência da queda de novos casos, aumento da vacinação contra a covid-19 e diminuição das internações”.

O coordenador do COEF, Agostinho Basso, afirmou que o município apresenta bons resultados com a vacinação em andamento. “Mais de 70% da população de Irati já tomou a primeira dose e, muitos já estão tomando a segunda dose. A gente tem percebido que não era mais necessário manter a Sentinela, por diversos fatores”.

De acordo com a Saúde Municipal, o Pronto Atendimento da Vila São João possui estrutura de atendimento com dois médicos de plantão durante o dia. Além disso, um médico no período da noite, e equipe de enfermagem treinada para atendimento de casos de covid-19.

VACINAÇÃO

Em Irati 44.641 pessoas estão vacinadas. Conforme a Saúde, 43.127 com primeiras doses e 30.993 tomaram a segunda dose. Além disso, 1.291 pessoas já se vacinaram com a terceira dose e 1.514 com a dose única. Por fim, 32.507 pessoas estão com o esquema completo de vacinação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.