O aumento significativo de casos de covid-19 em Irati na segunda quinzena de julho, continua fazendo com que as autoridades de Saúde do município tomem novas medidas para frear o avanço da doença. Desse modo, a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati orientou as famílias que separem e identifiquem o lixo dos infectados pela doença.
De acordo com a orientação da Secretaria, os familiares devem colocar o lixo em um saco com fita vermelha para identificar. Depois disso, pulverizar a embalagem com um desinfetante. Conforme as informações, a medida deve dar mais segurança aos colaboradores responsáveis pela coleta de lixo.
Atualmente, o município convive com 168 casos confirmados de covid-19. Do total, 125 pacientes já estão curados. Apenas uma pessoa segue internada. Além disso, há cinco mortes confirmadas.
DECRETOS
No dia 22 de julho, a prefeitura relaxou as medidas de isolamento, ampliou a atividade do comércio, por meio do cumprimento de medidas sanitárias e o toque de recolher teve o horário estabelecido a partir das 22h. Além disso, no fim da semana passada uma outra atividade também teve as medidas relaxadas.
Assim, o decreto 218/2020, flexibilizou a nova prática esportiva conhecida como “New Fut” em Irati. Segundo o documento, este esporte não se enquadra na cláusula do decreto 210/2020. Neste caso é proibido o funcionamento de clubes sociais, campos e quadras esportivas públicas e privadas.
Desse modo, a medida é uma alternativa para aqueles que querem continuar praticando esporte dentro das recomendações do Ministério da Saúde, e também com as limitações que esse período exige. Além da dinâmica diferente do “New Fut”, em que no máximo seis jogadores por time ficam restritos aos seus “quadrados”, e bastante distantes uns dos outros, todas as demais normas de segurança seguem prevalecendo.
A prática só foi permitida pela prefeitura, desde que fosse feito o uso do álcool em gel, respeitados o horário determinado e o distanciamento entre as pessoas, e uso obrigatório de máscaras.
Leia outras notícias no Portal RSN.