Irati entra em estado de alerta por causa da Febre Amarela

Secretaria de Saúde de Irati confirma a circulação do vírus da febre amarela em macacos da Região. Em Prudentópolis, macaco morreu com a doença

Macaco que morreu em Prudentópolis estava com febre amarela (Foto: Reprodução/Nossagente)

A Secretaria de Saúde de Irati confirma a circulação do vírus da febre amarela em macacos da Região. De acordo como Setor de Epidemiologia, já foram confirmados casos em dois animais em Teixeira Soares, e um em Imbituva. Além disso, no último dia 8 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis confirmou que o macaco encontrado morto no ano passado no município, morreu de febre amarela.

O macaco foi encontrado na área rural de Cachoeirinha e encaminhado para o Laboratório Central do Estado para análise. O resultado foi positivo para Febre Amarela. Outro animal encontrado no dia 30 de dezembro na mesma localidade também foi encaminhado para análise. A confirmação da morte mostra que o vírus da febre amarela está circulando no município e na Região. Dessa forma, para prevenir a população, a Secretaria de Saúde de Irati orienta os iratienses.

ORIENTAÇÃO

Gestantes não vacinadas devem receber uma dose da vacina, em qualquer período gestacional. Porém, desde que não apresentem contraindicações à vacinação. Por isso devem ser avaliadas pelo Serviço de Saúde. Conforme a Saúde, as mulheres que estão amamentando bebês de zero a seis meses de idade não vacinadas, devem receber a dose de vacina.

Assim, nesses casos o aleitamento materno deve ser suspenso por 10 dias após a vacinação. Porém, as lactantes devem procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento. Assim, será mantida a produção do leite materno e o retorno à lactação. Já as pessoas com mais de 60 anos, não vacinadas, devem receber a dose da vacina.

Porém, após avaliação do serviço de saúde para identificar alguma contraindicação. Recomenda-se ainda, independente de situação vacinal, que também façam a proteção individual. Assim, repelentes, telas em janelas, mosquiteiros, calças e blusas com mangas compridas são indicados. Além disso, deve-se evitar deslocamento às áreas de risco.

Vacina da febre amarela (Foto: AENPr)

A VACINA

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Irati, as doses da vacina podem ser encontradas na própria Secretaria, diariamente. A exceção fica por conta da terça pela manhã. Nos demais dias, o horário é 8h às 11h e 13h às 16h30. A vacina também pode ser encontrada nas unidades básicas de saúde nas seguintes localidades:

Vila São João: Todos os dias – 7h30 às 11h e 12h30 às 16h
Rio Bonito: Segunda e quinta -7h30 às 11h e 12h30 às 16h
Ademar Vieira de Araújo: Quarta – 07h30 às 11h e 12h30 às 16h
Lagoa: Terça – 7h30 às 11h e 12h30 às 16h
Pinho de Baixo: Terça – 7h30 às 11h
Riozinho: Segunda – 7h30 às 11h e 12h30 às 16h
Engenheiro Gutierrez: Quarta – 7h30 às 11h e 12h30 às 16h
Guamirim: Última segunda do mês – 7h30 às 11h e 12h30 às 16h
Gonçalves Junior: Última quarta do mês – 7h30 às 11h e 12h30 às 16h
Itapará: Última quinta do mês – 7h30 às 11h e 12h30 às 16h

SERVIÇO

Os macacos são sentinelas na vigilância da febre amarela. Isso porque eles não transmitem a doença, mas ficam doentes e morrem pouco tempo depois de infectados. Entretanto, é importante salientar que os macacos não devem ser mortos, já que não representam perigo a população.

Para outras informações, os telefones da Epidemiologia de Irati são: (42) 3907-3155 e (42) 9 9104-1938.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CORONAVÍRUS

Irati registra mais uma morte causada pela covid-19

AGRONEGÓCIO EM ALTA

Valor do bruto da produção agrícola de Guarapuava supera R$ 1 bi

BALANÇO DA OPERAÇÃO

'Bate Grade' na cadeia de LS apreende sete celulares e 16 facas

Comentários