22/08/2023
Comunidade Cotidiano Em Alta

Irati retoma projeto EcoTroca

Iniciativa permite que famílias troquem materiais recicláveis por alimentos frescos. Quatro bairros terão coleta nos meses de outubro, novembro e dezembro

mulher-reciclando-sobras-de-vegetais

Irati retomou nesta semana o Projeto EcoTroca. A iniciativa permite que famílias cadastradas troquem materiais recicláveis por alimentos frescos, produzidos pela agricultura familiar do município. Haverá coletas nos meses de outubro, novembro e dezembro em quatro bairros da cidade.

Para participar, as famílias utilizam uma carteirinha individual que controla o volume de resíduos entregues e os alimentos recebidos. A cada entrega, é possível trocar até 15 kg de recicláveis por 5 kg de alimentos, desde que os materiais estejam limpos e separados. São aceitos apenas resíduos domésticos do dia a dia.

As coletas ocorrerão sempre às quintas em pontos específicos. A equipe da prefeitura chega às 8h30 no Centro de Convivência do bairro Fragatas; às 10h30 no Centro de Convivência da Pedreira; às 13h30 em frente à Escola Mafalda, na Vila Raquel; e às 15h30 na Associação ASSIS, na Vila Matilde. A entrega dos alimentos acontece nas sextas. A prefeitura orienta que as famílias acompanhem o grupo de WhatsApp do projeto para receber informações em tempo real sobre a chegada e saída da equipe em cada bairro.

De acordo com a Secretária de Planejamento, Bruna Nadal, o EcoTroca combina cuidado com o meio ambiente e segurança alimentar. “Com a nova carteirinha, as famílias poderão acompanhar de perto o controle do lixo entregue e dos alimentos recebidos”

Ake Brandalise, secretário de Agricultura, complementa, destacando o fortalecimento da economia local. “É um programa que vai sustentar mais vendas da agricultura familiar e atender mais de 100 famílias. A tendência é ampliar cada vez mais, ajudando na reciclagem do lixo e fortalecendo os agricultores locais.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.