Os estudantes interessados em fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, podem pedir a partir desta segunda (1). O prazo vai até o próximo dia 10 de abril.
Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame. Terão direito à gratuidade os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Em todos esses casos, o estudante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. O resultado do pedido de isenção deve ser divulgado no próximo dia 17 de abril, no site do Enem.
Mesmo conseguindo o benefício, o candidato precisa fazer a inscrição regular. O prazo para solicitação de recursos caso o pedido tenha sido negado vai de 22 a 26 de abril.
O pagamento da taxa de inscrição de R$ 85 poderá ser feito de 6 a 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. Mas o prazo para se inscrever termina no dia 17 de maio. As provas do Enem deste ano serão nos dias 3 e 10 de novembro.
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado na última segunda (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).