22/08/2023
Guarapuava

Já pensou em ser doador de medula óssea? O rapazinho aí da foto quer te incentivar

imagem-115371

Jonas Laskouski com informações do Blog do Jonei e da página no Facebook

Guarapuava – O pequeno Davi ainda não completou 4 meses e já tem uma luta grande pela frente. Ele tem leucemia decorrente de uma mutação genética, o que significa que ele vai precisar fazer o transplante de medula óssea. Ele é de Pitanga, filho de Renilson Eurich e Jocieli Braz e está internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.

Uma comunidade criada no Facebook, a 'Todos Pelo Davi' está tomando grandes proporções, convocando as pessoas para tomarem conhecimento se podem ou não se tornarem doadores de medula óssea.

Para fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é muito fácil e rápido (clique aqui). Você preenche o cadastro no Hemocentro de sua cidade e tira uma pequena quantidade de sangue, muito pequena mesmo. Somente se houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação.

É difícil achar um doador compatível. a chance é em média de 1 em cada 100 mil pessoas, por isso, é tão importante ter o maior número de inscritos possível.

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. 

O QUE É MEDULA ÓSSEA

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

COMO FAÇO PARA SER DOADOR(A)?

  • Procure um Hemocentro mais próximo (em Guarapuava, rua Afonso Botelho, 134, Trianon) e diga que quer fazer o cadastro como doador(a) de medula óssea. É necessário ter entre 18 e 55 e ter boa saúde.
  • Será colhido 5ml de sangue para fazer o teste HLA (histocompatibilidade)
  • O resultado desse exame, junto com seus dados, ficará arquivado no cadastro do REDOME que funciona a nível mundial e você poderá ser chamado até os seus 60 anos de idade.

COMO É FEITA A DOAÇÃO

Caso seja compatível com alguém que precise de TMO, você será chamado e antes da doação, fará um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto a mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. 

A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia, onde é aspirada a medula. Retira-se um volume de no máximo 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde e em 15 dias o doador estará apto a doar novamente, se quiser.

POSSO ESCOLHER PARA QUEM DOAR?

Somente no caso de fsamiliares, se houver compatibilidade. Não há como precisar e escolher a quem doar, tudo depende do exame de HLA, a histocompatibilidade.

"Estamos aqui unidos numa rede de esperança pelo Davi, mas também por todos os pacientes que precisam de transplante", diz a página do pequeno no Facebook.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.