O ex-governador do Paraná Jaime Lerner morreu aos 83 anos nesta quinta (27). De acordo com as informações, ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre.
A causa da morte segundo boletim do hospital, é complicações de doença renal crônica. Conforme o G1, Lerner fazia hemodiálise há algum tempo.
CARREIRA
Jaime Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937, em Curitiba. Foi prefeito da cidade em três mandados, de 1971 a 1974, de 1979 a 1993 e de 1989 a 1992. Além disso, foi governador do Paraná por duas vezes, de 1995 a 1998 e 1999 a 2002.
De acordo com as informações, Lerner se formou em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a criação, em 1965. Foi um dos nomes mais importantes na modernização da capital.
Além disso, em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ele também fundou o Instituto Jaime Lerner, entidade sem fins lucrativos. Por fim, o político se casou com Fani Lerner e teve duas filhas: Andrea e Ilana. A esposa morreu em maio de 2009, aos 63 anos, depois de perder a luta contra um câncer.
O velório ocorrerá no Cemitério Israelita Água Verde. Por fim, o sepultamento será no Cemitério Israelita do Santa Cândida às 15h.
LUTO OFICIAL
O governador Carlos Massa Ratinho Junior manifestou imenso pesar e decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner.
Nossas condolências à família e amigos do ex-governador Jaime Lerner. O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado. Os nossos corações, marca que por muito tempo ele usou, estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza para todo o povo do Paraná.
Além disso, Ratinho Junior disse que Jaime Lerner tinha amor pelo Paraná. “Dedicou uma vida inteira ao Estado, com realizações que transformaram Curitiba e servem até hoje de inspiração mundo afora. Um exemplo que ficará marcado eternamente pelas centenas de obras espalhadas pelo nosso Estado”.
Leia outras notícias no Portal RSN.