22/08/2023
Agronegócio Região

Jerônimo participa de solenidade com a ministra Tereza Cristina

Segundo prefeito Jerônimo, Turvo compõe o Consórcio CID Centro que recebeu certificação e vai ampliar a venda de produtos de origem animal

turvo-1

Jeronimo e prefeitos da Região com a ministra Tereza Cristina (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

O Consórcio Público Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID) teve uma grande conquista. Criado para estimular o desenvolvimento regional, o Consórcio Intermunicipal CID Centro, com sede em Pitanga, reúne 30 municípios.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, o grupo atua em parceria com o governo estadual. O objetivo é disseminar conhecimento sobre boas práticas no campo. Além das etapas de formalização das agroindústrias, ampliando o potencial de comercialização de produtos da agricultura familiar.

Na última semana o consórcio passou na seleção do Ministério da Agricultura (Mapa) para participar de projeto piloto. Trata-se da ampliação de mercados de produtos de origem animal para consórcios. Conforme o Ministério, o objetivo é desenvolver tecnicamente os Serviços de Inspeção. Dessa forma, ampliar o mercado nacional dos produtos de origem animal – como carnes, leite, pescados, ovos, mel -, das agroindústrias de todo país.

Conforme o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, Turvo é integrante do consórcio. O Serviço de Inspeção Municipal é oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. “Todos os procedimentos estão em conformidade com aqueles aplicados no Serviço de Inspeção do consórcio. Ou seja, equivale ao aplicado pelo Ministério da Agricultura”.

Assim, além da garantia de alimentos seguros para o consumidor, há outros benefícios. De acordo com o prefeito, já existem excelentes resultados sociais e econômicos após a participação nesse projeto.

Ao participar do consórcio foi possível alcançar o nível de equivalência exigido. E harmonizar os procedimentos de inspeção. Hoje temos uma agroindústria regularmente registrada. E em breve poderá começar a venda para mais 29 municípios integrantes do CID Centro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.