22/08/2023



Saúde

Jogos adaptados e brincadeiras são promovidas à melhor idade

imagem-92460

Da Redação, com assessoria

Os profissionais do programa Ativa Idade da Secretaria de Assistência Social, desde a última segunda feira (18) animam os 28 grupos da terceira idade de Guarapuava no evento recreativo. São jogos adaptados e brincadeiras que reúnem cerca de 850 idosos em atividades lúdicas e recreativas. Nesta quinta-feira (21), os grupos do Tancredo Neves, Vila Bela, Morro Alto e Primavera praticaram dança, jogaram basquetebol, boliche, futebol e voleibol além do tradicional bingo. “Há 20 anos participo das atividades promovidas para a melhor idade aqui no Vila Bela. Já estou com 82 anos e desde que comecei a fazer essas atividades minha saúde melhorou muito. Aprendi muitos exercícios e sempre faço em casa, hoje me sinto muito bem”, comentou Anor Siqueira, entre um exercício e outro. 

A coordenadora do programa Ativa Idade, Márcia Barbosa, explica que o objetivo do evento, além das atividades, é a integração dos grupos. “Nossa equipe atende quatro a cinco grupos por dia, mas é difícil reuni-los em uma atividade única, pois muitos nem tem a oportunidade de conhecer os demais participantes", explica a coordenadora ao ressaltar o orgulho que tem ao ver a animação dos idosos. “É um aprendizado diário acompanhar a melhora na qualidade de vida desses idosos. Eles nunca têm preguiça de sair de casa para fazer as atividades físicas”.

Maria Isabel Lino participa do grupo Rouxinol do Morro Alto/Adão Kaminski. Há oito anos precisou ficar na cadeira de rodas por conta de problemas musculares. “Entrei no grupo principalmente pela ginástica, que oferece avaliação de professores e acompanhamento dos profissionais de saúde. Hoje consigo fazer todas as atividades em casa porque quando a gente chega nessa idade não pode ficar parado, então aproveito para me exercitar e me divertir com os amigos", conta a sorridente senhora de 75 anos.

 

Sobre o Programa Ativa Idade:

Há três anos a Secretaria de Assistência Social de Guarapuava desenvolve um programa específico para os idosos. Divididos em 28 grupos, dos bairros e distritos de Entre Rios, Guará e Palmeirinha, a turma da melhor idade se diverte com atividades físicas, culturais, entretenimento, saúde e lazer. A secretária de Assistência Social, Eliane De Carli explica que o objetivo do trabalho sempre foi a busca pela melhor qualidade de vida para a terceira idade. “O programa proporciona mais saúde e a melhor interação dos participantes com a sociedade”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo