22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Jovem lidera a luta pela inclusão de pessoas com deficiência

Segundo o último censo, Guarapuava possui um índice de PcD que pode chegar a 18,9% da população o que mostra a importância de políticas públicas

Vinicius Bail (Foto: Secom/Prefeitura Guarapuava)

Neste sábado (13), marcado como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, é uma data crucial para o combate ao preconceito e a promoção da inclusão. Em Guarapuava, essa luta tem um rosto e uma história de notável superação. Trata-se do jovem Vinícius Bail, atual vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais. Ele tembém é figura central no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Há 11 anos, a vida de Vinícius mudou drasticamente após um evento traumático na escola. Ele perdeu a visão quando uma trave de futebol desabou sobre a cabeça. O acidente impôs uma nova e difícil realidade, exigindo um processo doloroso de aceitação e adaptação.

De acordo com o jovem, o primeiro contato de Vinícius com a Apadevi, instituição que há 35 anos oferece suporte especializado, foi o momento mais difícil.

O que mais me surpreendeu foi perceber que pessoas com deficiência visual realizavam atividades que eu acreditava que não conseguiria mais desempenhar.

Essa experiência foi o ponto de virada: a Apadevi o equipou com técnicas e apoio de professores, ensinando-o a construir a autonomia e independência. Hoje, conforme Viníciu, ele divide a rotina entre a gestão da associação, a participação nas discussões de políticas públicas e a prática esportiva.

O DESAFIO DA INCLUSÃO

Aluna da Apadevi (Foto: Secom Prefeitura/ Guarapuava)

A história de superação de Vinícius é a base da luta incansável pela inclusão. Conforme ele disse, o principal desafio que as pessoas com deficiência enfrentam é a falta de preparo dos espaços. E, principalmente, a carência de empatia da sociedade, fatores que geram e alimentam o preconceito.

Para Vinícius, a autonomia é construída diariamente com coragem, enfrentando desafios e barreiras.

As pessoas precisam entender que a pessoa com deficiência não é menos capaz. Pelo contrário, ela está todos os dias provando sua capacidade.

Ao refletir sobre o significado do 13 de dezembro, Vinícius reforça que a data é uma oportunidade de conscientização. Ela serve para mostrar que espaços como a Apadevi são cruciais para o desenvolvimento e a qualidade de vida. Deacordo com ele, isso porque transforma o que muitos veem como o fim em uma chance de recomeço e de reafirmação de competência e resiliência.

CENSO

Inclusão( Foto: Secom /Guarapuava)

No âmbito nacional, o Censo Demográfico do IBGE de 2022 revelou que o Brasil possui 14,4 milhões de pessoas com deficiência com dois anos ou mais de idade. Esse número corresponde a 7,3% dessa população. Entre as dificuldades funcionais, a de enxergar, mesmo com auxílio de óculos ou lentes, é a mais prevalente. De acordo com o Censo, afeta cerca de 7,9 milhões de pessoas em todo o país.

Em Guarapuava, os levantamentos locais mais recentes indicam que o percentual de PcD é significativamente maior, atingindo 18,9% da população. Dentro desse grupo, a deficiência visual se destaca como a mais frequente, afetando aproximadamente 34.968 pessoas no município.

A disparidade entre o índice nacional do IBGE (7,3%) e o levantamento local de Guarapuava (18,9%) sublinha a urgência das políticas de inclusão na cidade. O que reforça a importância do trabalho de instituições como a Apadevi e líderes como Vinícius Bail.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.