22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Jovem precisa de ajuda financeira para comprar lentes de contato especiais

imagem-140152

Da Redação

Guarapuava – Após esperar na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos e conseguir a consulta somente depois que foi até a Defensoria Pública de Guarapuava, o jovem Daniel Lima de Quadros, 24 anos, teve o diagnóstico. A percepção das imagens distorcidas que vê, o aumento do estigmatismo e da miopia acentuada, tendo como consequência, a baixa visão, tem um nome: ceratocone, uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea. Por causa disso, Daniel parou de estudar e de trabalhar. Mesmo usando óculos, o problema foi sequer minimizado. “O oftalmologista de Curitiba disse que o óculos não fez nem cócega no problema dele”, disse a mãe, Aricleia Aparecida de Lima.

Uma das alternativas de tratamento para conter a progressão da doença e impedir o transplante de córnea é o uso de lentes especiais, geralmente, a lente rígida gás permeável, que procura proporcionar a melhor acuidade visual, principalmente assegurar a saúde fisiológica da córnea, melhorando sua curvatura. O custo, porém, está fora do alcance das condições financeiras da família: R$ 3.570,00. “Ele [Daniel] está desempregado, meu marido sofreu um AVC e está encostado e meu outro filho está com depressão e luta para ter auxílio da Previdência”, diz Aricleia.

Para que Daniel volte a estudar, trabalhar e ajudar a família, a mãe pede o auxílio da sociedade. “Tenho uma conta poupança na Caixa e estamos rezando para que as pessoas de bom coração ajudem o meu filho com qualquer quantia, até que possamos comprar a lente”.

Quem puder contribuir com Daniel, pode depositar na agência 0389 (CEF), Operação – 13, CC: 258465-2, em nome de Aricleia Aparecida de Lima.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.