22/08/2023
Brasil Comunidade Cotidiano

Jovens devem se inscrever para o alistamento militar até 30 de junho

A inscrição é obrigatória para jovens que completam 18 anos em 2022. Os candidatos precisam se inscrever pelo site ou pelo aplicativo

mcmgo_abr_0609184539-1-1024x683

Alistamento Militar é obrigatório (Foto: Arquivo/RSN)

Os jovens brasileiros têm até o dia de 30 de junho para se inscrever no alistamento militar. Isto porque, a inscrição é obrigatória para aqueles que completarem 18 anos em 2022 e nascidos em 2004 ou anos anteriores que ainda não se alistaram. Mas vale lembrar que deve ser feita pelo site ou na Junta de Serviço Militar, anexa ao antigo fórum.

Desse modo, para a inscrição on-line, é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir o Certificado de Alistamento Militar para comprovação da inscrição junto às Forças Armadas. Aliás, o acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Contudo, quem não tem acesso ao um computador pessoal, a inscrição pode ser feita pelo celular. Basta instalar o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android. Assim, a documentação é a mesma para ambos os casos.

CASOS ESPECIAIS

Além disso, há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Bem como, aqueles que forem arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação, é necessário apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também os documentos que comprovem a condição.

Outro caso, é para os jovens com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa há um requerimento necessário.

Portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças.

Porém, caso a pessoa não tenha condição de comparecer a uma junta do serviço militar por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador mediante procuração lavrada em cartório.

Em caso de dúvida, é possível entrar em contato pelo telefone (42) 3626-4389 da Junta Militar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo