22/08/2023
Cotidiano Em Alta Esportes Guarapuava

Judoca de Guarapuava é bicampeã dos Jogos Escolares do Paraná

Valentina Vaz de Aguiar, de 14 anos, representou o Colégio Visconde e segue como promessa do judô paranaense

Valentina com a medalha (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A judoca guarapuavana Valentina Vaz de Aguiar, de 14 anos, se tornou bicampeã dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) 2025, durante a etapa estadual no último fim de semana em Toledo. Representando o Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, Valentina é uma das atletas mais promissoras do judô no Estado.

Em 2024, ela já havia vencido os Jeps em Campo Mourão, garantindo vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), onde foi finalista na Série Bronze, em Recife. Agora, com mais esse título estadual, ela segue se preparando para novas competições de nível nacional.

Delegação do Colégio Visconde nos Jeps (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS

Valentina iniciou no judô em 2018 e, desde então, acumula títulos importantes. É dez vezes campeã paranaense, cinco vezes medalhista nacional, bicampeã interclubes, medalhista da seletiva do Pan-Americano no Rio de Janeiro e campeã nacional em 2023. Atualmente, ela está na faixa roxa e compete na categoria sub-15 até 57 kg.

Além do judô, a jovem também pratica jiu-jitsu, musculação e crossfit. Assim, concilia os treinos intensos com os estudos e também atua como estagiária em um projeto social da Apajur, dando aulas de judô para crianças no Instituto João Paulo II, sob supervisão do sensei Aparecido Ribeiro.

PRÓXIMOS DESAFIOS

Valentina já tem um calendário cheio até o fim de 2025. Confira as próximas competições:

23/08 – II Etapa do Circuito Paranaense – Londrina (PR)
4 a 6/09 – Campeonato Brasileiro Final – João Pessoa (PB)
14 a 16/10 – Campeonato Brasileiro Escolar – Uberlândia (MG)
4 a 7/12 – Seletiva Nacional – São Paulo (SP)

A Seletiva Nacional, em dezembro, será decisiva para Valentina. Isso porque ela pode garantir a entrada na Seleção Brasileira Cadete Sub-18, com possibilidade de representar o Brasil em competições internacionais.

ORGULHO

A mãe da atleta, Juliana Vaz Aguiar, acompanha a trajetória de Valentina desde as primeiras competições. “Desde muito cedo, quando abandonou o balé e abraçou o judô, a Valentina descobriu uma paixão para a vida toda. Foram vitórias e derrotas, sorrisos e lágrimas, mas ela nunca desistiu. Tenho orgulho imenso da minha menina.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.