22/08/2023
Cotidiano Esportes

Judoca de Guarapuava vai representar o Brasil nos Jogos Panamericanos

A judoca Mariana Lorenci Zevirikóski de 11 anos garantiu a 'prata' no Campeonato Brasileiro e agora vai competir em Cuba, nos Panamericanos

Judoca Marina (Foto: Arquivo pessoal)

Com apenas 11 anos, a judoca Mariana Lorenci Zevirikóski coleciona vários titulos importantes no Judô. E agora ela está pronta para trazer mais uma medalha para casa ao representar o Brasil nos Jogos Panamericanos em novembro. A nova integrante da seleção brasileira surgiu dos tatames de Guarapuava, motivada pela a família que também é apaixonada pelo judô.

Desde cedo, a academia e o tatame se tornaram um ambiente natural para Mariana desenvolver habilidades competitivas como a resiliência, velocidade e o domínio sob a pressão das competições. Tudo isso ela promete levar para o Panamericano Sub-13 e Sub-15, marcado para ocorrer entre os dias 28 a 30 de novembro em Varadero, em Cuba.

A disputa do último fim de semana em Curitiba trouxe para a atleta guarapuavana a medalha de prata no Campeonato Brasileiro Final Sub-13 e Sub-15. Além disso, Mariana já conquistou sete vezes o título de campeã paranaense, além de ter alcançado a vitória de ser campeã brasileira regional.

Em 2023 na mesma competição, Mariana ficou em terceiro lugar e por pouco não garantiu a vaga aos Jogos Panamericanos. No entanto, ela não desistiu e decidiu intensificar os treinos para alcançar o pódio ao lado dos senseis Rodrigo Lauerano e Felipe Zevirikóski, o irmão da atleta.

(Foto: Arquivo pessoal)

Os pais Lucas e Ariane Zevirikóski contam com orgulho que a filha está pronta para qualquer luta, e que estarão ao lado da filha.

Mariana é uma mistura de doçura e força. Ela é meiga e delicada na aparência, mas muito forte e corajosa. Sempre mais leve nos treinos suportou colegas mais fortes a tornando muito resistente. A luta pelo peso começou a assombrar em 2024 e tivemos todo o cuidado e preocupaçãopara não ter impacto na saúde dela. Como pais, não nos importa a medalha ou colocação, mas que ela faça esse esporte com saúde e que os ensinamentos da competição e do Judô sejam para a vida dela. Enquanto ela se sentir bem e quiser ir, apoiaremos. Então, estamos prontos caso um dia ela não queira competir, porque o bem-estar é o que mais importa. 

PRINCIPAIS CONQUISTAS DE MARIANA

  • Campeã Brasileira Regional Sub-13 -28kg – 2023 – Canoas/RS;
  • Campeã do Meeting Interestadual Interclubes -Sub-11 – 26Kg 2022 (São José/SC);
  • 7x Campeã Paranaesne de Judô – 2019, 2022, 2023 e 2024;
  • 3x Campeã da Copa Paraná de Judo – 2019. 2022 e 2023;
  • 4x Campeã do JESP 2019, 2022, 2023 e 2024;
  • Vice-Campeã Brasileira Sub-13 -28Kg – 2024 (Curitiba/PR);
  • Vice-Campeâ Brasileira Regional Sub-13-28kg – 2024 (Curitiba/PR);
  • Vice-Campeã do Meeting Interstadual Interclubes – 2023 (Itajaí/SC);
  • 3º Lugar Campeonato Brasieliro Sub-13 -28kg – 2023 (Curitiba/PR);
  • 3º Lugar na Seletiva Nacional para o Panamericano 2023 Sub-13 -28kg – 2023 (Rio de Janeiro).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.