A judoca pinhãoense Milena Orzechowski de 14 anos está terminando 2023 com uma grande conquista para o próximo ano. Ela garantiu uma vaga na Seleção Brasileira de Judô em 2024, após alcançar o primeiro lugar na Seletiva Nacional Sub-18.
Participei de quatro lutas, em São Paulo no Clube Paineiras do Morumby, do dia 30 de novembro a 3 de dezembro. Sabia que havia uma chance de pegar uma colocação, mas não de ser campeã. Foi um sentimento muito grande, de gratidão, orgulho e satisfação pois treino muito para isso.
A jornada da Milena no judô começou aos oito anos, quando a mãe Elienai dos Santos achou que a modalidade poderia ajudar a filha a superar a timidez. O resultado foi uma coleção de prêmios e uma filha cada vez mais apaixonada pelo esporte.
Sempre tive um apreço pelo judô, a forma como a conduta tem respeito, humildade, honra e disciplina. São os princípios básicos. Então eu decidi colocar a Milena, porque já tinha conhecimento dos valores, mas minha intenção também era que ela se desenvolvesse, pois era muito envergonhada. Foi além das minhas expectativas, é inexplicável e um mix de emoções. Ela merece porque é esforçada. Também é um sentimento enorme de gratidão ao nosso Deus, e muito orgulho da pessoa que minha filha é!
VITÓRIAS
Além de ser campeã brasileira, Milena já venceu cinco vezes como campeã estadual. Ela também conquistou títulos como vice campeã brasileira escolar, vice campeã brasileira Região V, campeã do meeting interestadual e do meeting da Seletiva Nacional. A sensei Maria Helena Spengler contou que desde o começo notou que a atleta tinha talento e a persistência de uma campeã.
Desde que chegou nas minhas aulas em 2017, a Milena sempre chamava atenção pelo comprometimento com o treino. Ela sempre foi muito preocupada com todos os detalhes dos golpes e dos movimentos. [Mesmo] muito ‘novinha’, ela se mostrou muito interessada e responsável com o que estava fazendo. Hoje ela chegou no mais alto nível da categoria Sub-18, mas porque sempre deu 110%. Fico muito feliz por ela, para mim, a Milena é exemplo de que o esforço vence o talento.
Agora Milena terá um estágio internacional na Alemanha em março, após participar de um meeting de base em Pindamonhangaba/SP.
Leia outras notícias no Portal RSN.