22/08/2023
Cotidiano Esportes Guarapuava

Judoca guarapuavana conquista título de campeã brasileira de judô

Agora, Mariana se prepara para conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro Final que poderá classificar para o Pan-Americano de Judô

WhatsApp Image 2023-04-06 at 17.42.09

Agora, Mariana se prepara para conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro Final e assim ela poderá classificar para o Pan-Americano de Judô (Foto: Arquivo pessoal)

A pequena judoca guarapuavana Mariana Zevirikóski de apenas 10 anos conquistou o título de Campeã Brasileira de Judô em Canoas, no Rio Grande do Sul. Apesar de pequena no tamanho, Mariana está se destacando nos tatames, isso porque já conquistou diversos títulos. Em 2022, Mariana recebeu o prêmio de campeã regional nas três etapas.

Além disso, ela também é campeã paranaense e do Meeting Interclubes que reúne competidores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Assim, ela terminou o ano sem derrotas nas lutas e ainda mantém esse resultado em 2023.

Mas para chegar no Campeonato Brasileiro Regional, Mariana precisou conquistar a vaga para representar o Paraná na Seletiva Estadual. A disputa ocorreu em março em Curitiba, onde ela se consagrou como campeã da Seletiva.

(Foto: Arquivo pessoal)

Já no Campeonato Brasileiro Região V participaram os três melhores judocas dos Sul do Brasil e de São Paulo. Lá, Mariana venceu todas as lutas no último fim de semana, mesmo sendo a menor participante. E apenas com 25,6 quilos lutou até conquistar esse título.

De acordo com a família, Mariana treina seis horas por semana e aprendeu a conviver no tatame desde quando nasceu. Agora, ela se prepara para conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro Final que poderá classificar para o Campeonato Pan-Americano de Judô.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.