A 13ª Vara Criminal de Curitiba já tem novo comando. Trata-se da juíza Gabriela Hardt. Ela assumiu em substituição ao juiz Eduardo Appio, afastado pelo Tribunal Federal Regional da 4ª Região. Com atuação na Lava Jato junto a Luiz Antônio Bonat e Sérgio Moro, Gabriela chegou a sentenciar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A juíza condenou o atual Presidente da República a 12 anos e 11 meses de prisão no processo do sítio de Atibaia. No entanto, a condenação acabou derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). É que o STF reconheceu a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para analisar processos envolvendo o presidente.
Nesta terça (23), a magistrada, alinhada a Moro, já proferiu o primeiro despacho na Lava Jato após reassumir a Operação. Ela determinou que o Ministério Público Federal se manifeste no processo em que Appio pediu que a Polícia Federal investigasse a escuta ilegal encontrada na cela do doleiro Alberto Youssef. Foi quando ele esteve preso na carceragem da PF em Curitiba.
Além disso, em uma decisão recente, a juíza mandou prender núcleo do PCC que planejava o sequestro de Moro. A juíza acolheu pedido da Polícia Federal e autorizou a Operação Sequaz – deflagrada em 22 de março.
(Com informações do Portal Bem Paraná e Metrópoles)
Leia outras notícias no Portal RSN.