22/08/2023

Julgamento politico de Demóstenes é histórico

O Brasil está ligado no Senado Federal onde está acontecendo o julgamento para cassação do mandato do senador (sem partido-GO). Ele está sendo acusado de usar o mandato para favorecer o contraventor Carlinhos Cachoeira. A cassação é dada como certa. Se isso acontecer, Demóstenes  ficara  inelegível por oito anos,  segundo a lei.  Porém, em seu caso, o efeito prático da aplicação da regra  fará com que a pena seja dobrada.

Como a pena de inelegibilidade é contada a partir do último dia do mandato conquistado nas urnas, Demóstenes não poderá concorrer a qualquer eleição até o ano de 2027, podendo voltar ao cenário político somebte em 2018 quando contecerá a  eleição para vereadores e prefeitos. Ou seja, 16 anos depois da provável sentença de cassação.

O momento é histórico para o Brasil, pois a última cassação aconteceu há 12 anos e envolveu o ex-senador Luiz Estevão acusado por superfaturamento  das obras do fórum do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. O ex-senador foi condenado a 36 anos e meio de prisão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.