22/08/2023
Cotidiano

Justiça no Bairro começa neste sábado no antigo Pahy

O acesso à Justiça às camadas mais carentes da população de Guarapuava é o que vem proporcionando o programa Justiça no Bairro-Sesc Cidadão que está acontecendo neste sábado (2), no antigo Pahy, e se estende até amanhã, domingo (3).  Centenas de pessoas já forma fila desde às 7 horas deste sábado para serem atendidas.

Mobilizando profissionais e estudantes que, atuam de forma voluntária, a proposta do programa é resolver de forma rápida e isenta de qualquer taxa, pendências judiciais, especialmente na área de família. São problemas como guarda de filhos, divórcio, definição de pensão alimentícia, oficialização de união estável, alteração de regime de casamento, reconhecimento de paternidade, adoção e a realização de casamentos coletivos marcada para às 18 horas de hoje (2). Problemas relativos a outras áreas da Justiça são encaminhados para atendimento especializado.
Fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça, o Sesc, a Prefeitura de Guarapuava, a Defensoria Pública,  Faculdades Campo Real e Guiaracá, Unicentro, Sanepar, além de profissionais e estudantes voluntários, a iniciativa  ganha força a cada edição e à medida em que os problemas são resolvidos.

 “A pessoa sai daqui com a sua situação legal totalmente equacionada”, garante a  desembargadora e idealizadora do projeto, Joeci Machado Camargo.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.