22/08/2023
Esportes Guarapuava

Karla fatura 3º lugar Geral na Ultramaratona de Montanha

imagem-107907

Lizi Dalenogari

Eram para ser percorridos 50 km na modalidade Ultramaratona de Montanha, que se tornaram 58km. A atleta guarapuavana Karla Varela foi uma das sete participantes a completarem a prova, em um total de 80 competidoras. E não só. Com o tempo de prova de 8 horas e 41 minutos, conquistou o 3º lugar Geral da competição.

Para quem conhece a atleta e sua dedicação ao esporte não seria nenhuma surpresa, mas algo muito maior marcou este desafio. Após oito quilômetros de corrida, Karla encontrou a atleta de Florianópolis, Cissa Ramos e, a partir daí, seguiram juntas até a linha de chegada.

Veja na íntegra o depoimento de Cissa sobre Karla:

“Sem palavras que explique o que foi essa prova. Foram 58 km de pura trilha, selva, muita subida. Subidas com corda de tão ingríme. Desafios na lama, com trechos dentro das cachoeiras, muito calor. A hidratação era praticamente nos rios ou ranchos no meio das fazendas! Nunca fiz nada parecido, tão difícil e tão incrível. 80 atletas largaram e apenas 40 finalizaram a prova, destas somente 7 mulheres completaram, realmente tava muitooo difícil!! No pódio eu apareço em quarto o que explica o melhor de uma corrida de montanhas – a parceria. Eu conheci a Karla D. Varela (que ficou em terceiro) na trilha ontem e corremos 50km dos 58km juntas, lado a lado. Quando eu estava mal ela me levantava. Quanto ela estava mal eu levantava ela. Quando eu caia ela me esperava e quando ela caia eu a esperava. Dividimos tudo; água, comida, alegrias, sofrimentos. Durante estas 8 horas nos tornamos grandes amigas, sem disputa, somente ajuda… Nos últimos 3km decidimos finalizar a prova da mesma maneira que corremos, juntas. Demos as mãos e cruzamos a linha de chegada… foi empate técnico mas o chip dela pegou antes. Somos competitivas sim, mas humanas, e nessas horas a essência prevalece, afinal a união faz a força!! E naquele momento não faria o menor sentido disputar com quem te deu a mão quando mais precisava… Será que teríamos completado tão bem se estivéssemos sozinhas?!  Gostaria de agradecer a Deus por me dar tanta saúde para fazer loucuras como essa e a todos meus parceiros pelo incentivo, e que seja mais uma de muitas grandes aventuras juntas!!!"

É desta forma que os atletas guarapuavanos tem honrado o nome de nossa cidade por onde vão. É desta forma que agradecemos a Karla por ser esta atleta completa, humilde, um verdadeiro bom exemplo a ser seguido.

SOBRE CORUPÁ

Cercada em montanhas em meio a Mata Atlântica, Corupá, em Santa Catarina, foi o cenário ideal para a primeira edição do BRAZIL MOUNTAIN FESTIVAL.

O local já recebe uma das principais corridas de montanha do Brasil desde 2014, e para engrandecer ainda mais o festival, a estrutura é montada na praça central da cidade e no magnífico Seminário de Corupá.

Os atletas se prepararam  para enfrentar muitas subidas, lama, rios, mata fechada e um imenso contato com a natureza nessa grande festa ao ar livre.

O evento conta com as seguintes modalidades e distâncias:

| Corrida de Montanha 12K

| Corrida de Montanha 23K

| Ultramaratona de Montanha 50K

| Corrida Kids

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.