22/08/2023

Kundun debate a intolerância neste 13 de Maio

imagem-26004

Integrantes da Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê – Quilombo Paiol de Telha se reúnem na noite desta sexta-feira (13) para uma maratona de filmes e documentários temáticos sobre os problemas que atingem a diversidade brasileira. Hoje o calendário da História do Brasil é marcado pela Abolição da Escravatura no País. Mas a partir de 1978 a data foi transformada pelo Movimento Negro Unificado (MNU), em Dia Nacional de Denúnicia contra o Racismo.

O coordenador do Kundun, Orlando Silva lembra que o 13 de Maio não é data comemorativa para o movimento negro no país. Nesta sexta-feira (13), as mobilizações e atos públicos que marcam a data em todo o Brasil destacam o racismo existente no Brasil.

"O dia 13 foi visto como dia da libertação dos escravos, mas os negros desmentiram, mostrando que continuam sendo alvos da intolerância sob os mais diferentes aspectos e estendo essa condição não somente ao afrodescendente, mas às camadas da população que compõe a diversidade. Ser diferente é sinônimo de preconceito, de discriminação, tanto no gênero, no porte físico, quanto na religião, na condição social", afirma.

Após a sessão de filmes, amanhã, sábado (14), no período da tarde, o Kundun promove um debate sobre o que foi visto. Pela manhã, os quilombolas recepcionam 42 alunos e professores de uma escola do município de Pinhão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.