22/08/2023
Cotidiano

“Kundun é uma realidade nacional”, diz coordenador do GT Clóvis Moura

imagem-16161

Da redação –  O coordenador do Grupo de Trabalho Clóvis Moura, Glauco Souza Lobo, ressaltou a importância da Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê – Quilombo Paiol de Telha, durante entrevista concedida à Tevê Educativa do Paraná, nesta quinta-feira (13 de maio).

"O Kundun Balê é hoje uma realidade nacional, vencedor do I Prêmio Nacional de Expressões AfroBrasileiras", afirmou ao enfatizar a importância das iniciativas culturais nos quilombos.

O Grupo de Trabalho Clóvis Moura é um órgão ligado à Secretaria de Estado Para Assuntos Estratégicos e trabalha exclusivamente com comunidade quilombolas, mas está ligado a todas as secretarias do Governo.

De acordo com Glauco, o Paraná é estado do Sul do País que mais detém comunidades quilombolas. Entre as comunidades tradicionais levantadas pelo GT, mais de 50% são comunidades negras e a maioria já está certificada como áreas remanescentes de quilombos.

Estão distribuídas em 27 municípios paranaenses.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.