Jonas Laskouski
Guarapuava – Antecipando as comemorações do Dia Internacional da Dança, celebrado no mundo todo nesta sexta feira (29), o Studio La Bayadère promove nesta quinta (28) um evento na sede da companhia, melhor, no estacionamento do Studio, já que até food trucks e food bikes foram 'convocados' para fazer parte da festa.
Apresentações de Dança do Ventre, Danças Urbanas e um Aulão de Dance prometem agitar quem comparecer no La Bayadère a partir das 19h. Além da dança – ingrediente principal – a celebração ainda vai contar com as lindas vozes de Carine Nunes e Bruna Thimoteo Freitas. Comidinhas deliciosas e também saudáveis irão agradar os paladares, já que o Food Truck Parada Obrigatória, a Food Bike vegetariana 'A Magrela' e as delícias da Bike Brigaderia Docinho do Céu estarão presentes. O evento conta ainda com a participação da 8 Bits e LZ Áudio. Ah, têm brinquedos infláveis para a criançada.
Bora prestigiar, gente e botar o esqueleto pra chacoalhar!
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
O Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.
Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área – como o Studio La Bayadère – reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e demandas.
A UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, Letters sur la Danse.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971, em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
Ballet Stagium, de São Paulo
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.