22/08/2023



Educação

Laboratório da Unicentro integra projetos nacionais

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

Dois projetos de nível nacional na área de história ambiental foram incorporados ao Laboratório de História Ambiental e Gênero (Lhag) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O primeiro projeto, intitulado “As delimitações espaciais na Pesquisa em História Ambiental” é coordenado pelo professor Gilmar Arruda, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e deve envolver 10 instituições em Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O projeto refere-se aos limites, perspectivas e precauções da incorporação de noções espaciais de outras disciplinas pelo campo da história ambiental e a necessidade dos historiadores aprofundarem seus conhecimentos sobre a metodologia e conceitos utilizados nessas disciplinas.

Já o projeto coordenado pela professora Eunice Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conta ativamente com a participação do Lhag. A pesquisa denominada “As Florestas com Araucárias no Cone Sul e a alteração das paisagens” é voltada a análise histórica da transformação na paisagem de florestas com araucárias no Cone Sul (Região Sul do Brasil e na Província de Misiones na Argentina), ocupadas por imigrantes europeus e seus descendentes, a partir de 1870.

De acordo com os coordenadores do Lhag, a participação do Laboratório de História Ambiental e Gênero da Unicentro nestes projetos, apoiados pelo CNPq, deve-se à importância do grupo no âmbito regional e nacional em pesquisas da área.

Via Assessoria

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo