Lâmpadas de LED são instaladas na avenida Manoel Ribas em Guarapuava

Outras vias da cidade também receberão mudanças, como a avenida Moacyr Júlio Silvestri, XV de Novembro, Saldanha Marinho, Padre Chagas e Senador Pinheiro Machado

Mais de 23 mil luminárias serão substituídas nos próximos dois anos (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesta terça (18) a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava anunciou que teve início o serviço de modernização do Parque de Iluminação Pública em Guarapuava. Assim, o primeiro local a receber o investimento, com a troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, foi a Avenida Manoel Ribas.

“Esse é o início do grande processo de eficiência e modernização energética que Guarapuava passará. Com a PPP (Parceria Público-Privada) já estamos atuando de forma intensa na manutenção de lâmpadas em todas as ruas da cidade, através do 0800, e agora, damos início a instalação das lâmpadas de LED nas principais vias, garantindo aumento da luminosidade nas ruas e calçadas e mais segurança para pedestres e motoristas”, explicou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

MUDANÇA

Ainda de acordo com a Secom, o serviço substitui as lâmpadas comuns de 400W de vapor de sódio e oferece mais luminosidade com novas lâmpadas de LED, de 140W. Assim, com a mudança, Guarapuava ganha em economia, segurança e energia.

“Estamos diminuindo cerca de 50% do consumo de energia municipal, com lâmpadas de vida útil de 50 mil horas. As lâmpadas de LED são mais eficientes por não sofrerem interferência de outras luzes. Ao escurecer, ela acende rapidamente”, explicou o engenheiro eletricista da Prefeitura, Marcelo Pinto da Silva.

“Em caso de um pico de luz, o acendimento é automático, diferente das lâmpadas antigas que demoram para aquecer”, completou. Com a instalação do novo modelo de iluminação, a Avenida pode ter pontos de interdição no trânsito nesta semana.

Conforme a PPP firmada com a empresa Ilumina Guarapuava no ano passado, outras vias principais da cidade também receberão mudanças, como a Avenida Moacir Júlio Silvestri, XV de Novembro, Saldanha Marinho, Padre Chagas e Senador Pinheiro Machado, onde mais de 23 mil luminárias serão substituídas nos próximos dois anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CRIME AMBIENTAL

Aplicação de inseticida mata abelhas em comunidade em Turvo

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

Comentários