22/08/2023
Agronegócio

Lançada a pedra fundamental do novo frigorífico da CooperAliança

imagem-83257

Bárbara Franco 

A cooperativa CooperAlinaça lançou na manhã desta sexta feira (12) a pedra fundamental do novo frigorífico, que será construído na Colônia Samambaia, em Entre Rios.

De acordo com a diretoria da cooperativa, a construção do frigorífico é um sonho antigo dos cooperados. A nova conquista está sendo realizada no ano em que a cooperativa completa sete anos.

O novo frigorífico irá conter uma sede administrativa e industrial, com portaria, balança rodoviária, almoxarifado, auditório, cisterna, reservatório de água elevado, poço artesiano, cobertura ponto de ônibus, sala de máquinas, restaurante, dois vestiário, sala de inspeção federal e cabine de transformadores.

A nova estrutura contará ainda com a casa das caldeiras, caldeira, abatedouro, fábrica de hambúrguer, rampa de lavagem para caminhões frigorífico, currais e anexos, curral de sequestro/ sala de necropsia/ abatedouro sanitário, rampa de lavagem para caminhões boiadeiros e estação de tratamento de efluentes. De acordo com o diretor da CooperAliança, Edi Sander,  o novo frigorífico terá uma ampla estrutura. “O frigorifico contará também com uma grande capacidade de abate de bovinos chegando 40 abates de bovino/hora”.

O investimento para a obra é de 18 milhões sendo 2 milhões investido pela CooperAliança, 4 milhões investidos pelos associados e 12 milhões financiado pela Banco do Brasil. A geração de emprego também será de grande porte, segundo Sander incialmente serão ofertadas 80 novas vagas de emprego.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, além do desenvolvimento econômico, o novo frigorífico será um dos maiores geradores de emprego de Guarapuava. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.